Finalizado o Semestre Clássico

finalizando um projeto Hashtag semestre clássico

É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro uma Karen Gabrieli na posse de uma bela fortuna imaginação fértil necessita de uma esposa criar projetos para estimular seu hábito de leitura.


Caso você não conheça o  projeto, está aqui o primeiro post dessa jornada e na tag #semestreclassico você consegue ver todas as postagens.

Por que eu comecei o projeto?
Do nada me veio uma vontade de reler Orgulho e Preconceito se você já deu uma olhadinha antes nesse blog viu que eu estou numa fase bem #TBT hahaha e usei essa vontade como desculpa para começar esse primeiro projeto literário. Queria diversificar minha leitura, abrir meus horizontes e sair da zona de conforto. E devo dizer que deu certo!

Como funcionou
Primeiro foi muito difícil classificar o que é um Clássico. Depois fiquei um tempo tentando delimitar qual zona do Clássico eu queria e acabei criando mais uma bússola do que limites. E nisso eu já sabia que eu precisava de um prazo para eu fazer o troço acontecer.

Além de ler um livro por mês, eu quis me limitar achando que isso ia me ajudar, mas no final eu só precisava ter aquele feeling  percepção do que eu queria conhecer e tentar desbravar. Eu sabia que eu queria:

  1. Obras mundialmente conhecidas - Aquelas que todo mundo já ouviu falar;
  2. Obras Antigas - pelo menos um século me separando da primeira edição;
  3. E de fácil acesso - livros que eu já tinha ou disponíveis no Kindle Unlimited, maravilhosamente conhecido como KU

O que me surpreendeu
Foi um belo desafio, pois eu não sei lidar bem com leituras direcionadas, ou seja aquelas que eu preciso ler por algum motivo, prefiro a escolha mais espontânea. Não curto fazer TBR porque eu sempre fujo das minhas próprias imposições. Então tentei usar um outro defeito meu pra me ajudar nisso: a competitividade; ai competi comigo mesma e ganhei essa experiência delícia que é fazer um projeto desse.

Eu achei que podia ser bem tedioso ler uns livros veios e panz e talz e não é que saiu favorito desse troço todo?! E também descobri que não é por que tem uma porrada de anos separando a autora de mim que a gente não se entenda e tenha afinidades. E digo autorA pois estou preferindo ler o que mulheres tem a dizer.

O que eu aprendi
O tempo pode separar a gente, leitorers e autorers, mas o que torna um livro clássico é a poderosa capacidade de nos conectar apesar das barreiras. Os clássicos são aqueles que sabem trabalhar com questões tão inerentes a nós humanos, bípedes e com esses negócios que chamamos de pensamentos e sentimentos, que nem a força do tempo destrói esse conexão.

Quais livros eu li

Links para as postagens estão disponíveis clicando no nome do mês e o link para Amazon clicando nas capas dos livros

Julho

Linnk para O retrato de Dorian Gray
Oscar Wild - 1890
Inglês
Literatura Gótica

Agosto

Link para Orgulho e Preconceito
Jane Austen - 1813
Inglês
Romance de Costumes

Setembro

Link para o Grande Gatsby
F. Scott Fitzgerald - 1925
Inglês
Drama Romântico

Outubro

Link para O morro dos ventos uiventantes
Emily Brontë - 1847
Inglês
Literatura Gótica

Novembro

Link para Jane Eyre
Charlotte Brontë 1847
Inglês
Literatura Gótica

Dezembro

Link para Persuasão
Jane Austen - 1816
Inglês
Romance de Costumes

Termino esse texto e o Semestre Clássico, indicando que vocês criem seus próprios projetos, participem de projetos dos outros e divulguem sempre a leitura. Sair da zona de conforto e se desafiar faz com que a nossa bagagem literária aumente e a gente conheça novos mundos.

Obrigada pela visita e por ter lido até aqui 💛💙
E se quiser, me deixe um comentário, vou adorar!

Você Também Pode Gostar

20 Comentários

  1. Olá,
    Eu amei a ideia do seu projeto, mas nem fala em RELER O&P porque já li umas duas vezes seguidas nesses últimos anos e não posso parar tudo pra reler de novo. HAHAHA
    Urgentemente preciso inserir clássicos na minha meta do ano, pois a melhor coisa é encontrar essa afinidade, sabe? Dá até pra pensar se a gente é uma delas renascida -q hahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana o/

      Eu acho que eu vou esperar mais uns anos também pra reler O&P.
      Ler clássicos foi mais fácil do que eu pensava. E às vezes a gente até brisa que é renascida mesmo e que sente saudade daquela época -sqn

      Até mais

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  2. Olá...
    Amei demais O seu projeto, também não sou de montar TBR, pois eu mesma fujo delas kkk
    Quero muito ler Persuasão!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane,

      Que bom que vc curtiu o projeto :)
      E espero que você curta a Persuasão.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  3. Oi Karen,
    Que demais! Eu tinha um projeto parecido: um clássico por mês, mas eu floppei legal! kkkkk
    Te desejo muita sorte e sucesso, vou acompanhar suas resenhas, hein?
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Ale,

      Ah que pena que flopou, mas espero que venham outros projetos!

      Muito obrigada pela sorte, o bom que o projeto já foi e deu certo, mas logo mais aqui tem outro projeto.

      Beijos,
      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  4. Oi Karen, tudo bem?
    Adorei o projeto e achei uma bela forma de sair da zona de conforto. Assim como você, sempre furo minhas próprias metas e listas de leitura, prefiro algo mais solto. Mas um projeto assim, sem títulos específicos, me pareceu ótimo nesse sentido, já que você tem mais liberdade pra escolher.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih,

      Esse projeto realmente me tirou da minha bolha e de uma maneira mais livre. Acho que é um bom sistema para projetos literários para quem não sabe fazer TBR hahaha

      Beijos,
      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  5. Eu amei o seu formato de projeto, porque ficou bem livre e sem cobranças. Amo projetos desse tipo, ainda mais quando se trata de leitura, algo que é para ser mesmo prazeroso e sem regras. Dos livros que você escolheu, eu só li O retrato do Dorian Grey e gostei bastante. Acho que é um dos meus clássicos favoritos, depois de William Shakespeare.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Hanna o/

      que bom que vc curtiu o formato, realmente é algo bem livre para quem não sabe lidar com TBR como eu.
      Eu ainda não tenho coragem de ler Shakespeare, mas que sabem um dia?

      beijos,
      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  6. Ótimo projeto, ler clássicos é sempre muito bom! Adorei as escolhas!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. OOi
    Eu adorei o seu projeto. Também tenho muitas dificuldades com listas de livros pré-estabelecidas, parece que vira um obrigação. Mas acabei fazendo um projeto para ler alguns clássicos e também ando indo bem.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks
    Top comentarista valendo a saga Harry Potter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Kzmiro,

      Fiquei curiosa sobre esse seu projeto e espero que continue indo bem.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  8. Faz um tempão que não embarco em novos projetos e leio livros clássicos. Adorei suas escolhas e acho ótimo sair da zona de conforto. Morro de vontade de ler O Retrato de Dorian Gray, mas acabo sempre deixando para depois.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Leyanne,

      Eu não curti muito o Retrato de Dorian Gray, mas umas pessoas já me falaram que favoritaram o livro. Então espero que um dia você mate essa vontade.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  9. AI QUE ORGULHO DE VOCÊ!!!!
    quero ler mais clássicos, mas meu próximo provavelmente vai ser Victor Hugo rsrsrrsrs
    Tenho o morro dos ventos uivantes também para ler, aia iaiaai
    Falta Persuasão pra mim da Jane e Abadia Northanger
    O retrato de Dorian Gray li uma versão adaptada da Abril!
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Pâm,

      <3 ah Obrigada ~meu rosto corando~

      Ainda não to com bala na agulha para ler Victor Hugo hahaha
      Querer ler mais coisas da Jane Austen.

      Beijos,
      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  10. Olá Kate!
    Adorei a ideia <3
    Eu identifico-me totalmente porque também não gosto de fazer TBR pela mesmíssima razão e porque gosto também ir pelo feeling ou o que me apetece ler em vez de uma livros a ler. Hoje pode-me apetecer policiais, mas talvez quando terminar posso querer um livro completamente diferente... por isso é mesmo difícil fazer uma lista para o ano. Eu também estou a tentar, mas é mesmo por um desafio que me propus :) Posso inspirar-me na sua ideia? Também gostava de ter um desafio de leitura de clássicos como ler alguns clássicos num ano, quando terminar o meu desafio :)
    Gostei muito das leituras já li alguns deles, mas o que mais gostei, do que li, foi Jane Eyre ainda gostei mais do que os livros de Jane Austen (e isso é difícil!) Boas leituras :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Marta o/

      Jane Eyre foi o meu favorito dessa leitura e virou favorita pra vida também.

      E é claro que você se inspirar sim, fique a vontade!

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir

Postagens mais visitadas