6 Clássicos para 6 meses | Semestre Classico

A lombriga por aqueles livros que todo mundo conhece pelo menos o título está me mordiscando há um tempo e ai eu bolei uma maneira de alimentar a bicha mas só o suficiente para ela continuar a me cutucando.

Depois da MLI acabei diminuindo o ritmo de leitura, ainda mais porque a vida aqui em SP está voltando ao "normal", mesmo com o Corona Vírus ainda matando muitas pessoas. Já estou trabalhando com jornada reduzida. Pela possível contaminação do Kindle ou livro físico no transporte público, optei por só usar meu modesto celular, mesmo reduzindo mais ainda o meu ritmo de leitura, é mais fácil de limpar. Mas o motivo por estarmos nesse post é outro não é mexmo?!

Tenho sentido muita vontade de ler clássicos mundiais faz um tempo, a maioria é aqueles livros europeus e antigos, talvez fui influenciada pelo A Sociedade Literária e a torta de Casca de Batata que citou vários autores e obras. Assim nasceu esse projeto aí do título. Mas eu esbarrei na dúvida sobre o que enquadra um livro como clássico. Então eu dei uma pesquisada, coloquei as fontes caso você duvide de mim ou queira saber mais sobre:

Mas o que é um clássico?
Segundo o conceito do site Conceito.de é, em resumo, algo de alta qualidade que acaba servindo como modelo para o seu segmento, mas antes disso o texto apresenta que Clássico se refere a um período de tempo em que um povo atinge seu ápice de desenvolvimento e também nos remete a Antiguidade Clássica greco-romana. 

Já no Dicionário Michaelis On-line temos muitos significados, tanto referente a Antiguidade greco-latina, como para uma obra que seja impecável e sirva de molde, mas também que tem a ver com tradição, padrão e rotina e até sobre partidas de futebol.

Fui em outra mídia e trouxe para vocês um vídeos interessante do Literature-se , clicando no nome você será redirecionado para o vídeo no youtube. Esse vídeo me mostrou que o assunto é delicado por ser subjetivo e que hoje no nosso consciente coletivo, provavelmente, clássico é aquilo que é exemplar, antigo e que autoridade sobre seu gênero. 

Mas a gente pode questionar essas imposições, observar padrões e estudar sobre todos esses lances, e claro ter nossa opinião.


Estrutura do Projeto

Agora já sabemos o que é um clássico ou não hahaha vamos seguir e vamos dar forma para esse projeto: 
a ideia é ler um clássico por mês, durante o semestre, sendo o último em dezembro, contabilizando 6 livros, no mínimo.

Quais clássicos? 
Não sei os seus, você decidi seus critérios e seus títulos. Mas vou dar um pitaco, sugiro dar preferência para o que você já tem, obras de domínio público de graça na Amazon, ou pelo Kindle Unlimited. Queria poder dizer para você ir nas bibliotecas públicas e nos sebos, mas não sabemos como vão ser as coisas, por conta do Coronga. 

Isso colocou uma pulga atrás da minha orelha e quero descobrir como estão e como vão ficar as bibliotecas. 
Você tem notícias sobre as bibliotecas da sua cidade?

Já sobre as minhas escolhas, eu sei que vou seguir o fluxo da minha cachola e deixar a vida me levar. Mas trago uma certeza, a escolha desse mês, no qual já se passou a metade, é o Retrato de Dorian Gray, um livro que eu ganhei do meu irmão e como julho é o mês do aniversário dele, decidi fazer essa homenagem. Breno, demorei para ler o seu presente mas eu te amo💗

Motivos para te convencer
Primeiro motivo é realmente matar a vontade e não ficar só imaginando. Eu tenho mania de ficar apenas no mundo das ideias com os clássicos e acabo não trazendo para o mundo dos livros lidos, porque eles sempre estiveram lá e sempre vão estar, não tem aquele hype, aquela urgência que os contemporâneos acabam tendo para mim.

Temos mais motivos e diversificar nossa TBR é um deles, nos traz crescimento pessoal e aumenta nosso repertório cultural, deixando a gente mais atente e perspicaz para as próximas leituras. Aumentar os horizontes literários é também olhar para trás, ver as matrizes, conhecer as raízes, fortalace as folhas, estruta as adaptações daquele molde.

É daora ter a sua disposição um grande buraco de minhoca, que nos leva para viajar no tempo e ver que tem coisas inerente a humanidade e que são atemporais, mas também que já não somos iguais, que evoluimos em uns umas coisas e regredimos em outros troços. A gente só precisa folhear umas páginas, ler umas palavras e voalá.

Bora lá ler comigo! Apesar do caos da vida a gente pode incluir um poucos desses velhos conhecidos na nossa rotina. Você pode escolher os clássicos que quiser e usar a #semestreclassico . Aderindo a esse projeto ou não, agradeço sua companhia até aqui.

Links
Existem links durante o texto são palavras destacadas é só clicar, alguns são fontes.
Usando os links desse blog para obter livros você nos ajuda manter esse cantinho literário na internet sem gastar mais nada por isso.

Livros disponíveis gratuitamente no site da Amazon https://amzn.to/2WrEQia
Kindle Unlimited com teste de 30 dias de graça https://amzn.to/3h1dmb8


Você Também Pode Gostar

2 Comentários

  1. Oi!! Menina, achei super legal a estrutura do seu desafio. Infelizmente os clássicos são os únicos tipos de livros que eu não tenho a MENOR vontade de ler hahahha eu acho que são superestimados demais e isso mina minha vontade. Mas é algo que eu estou tentando trabalhar ao longo do tempo para que futuramente consiga embarcar nessas leituras.
    Boa sorte!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Miriã!

    Eu não estava afim de ler clássicos até que me bateu essa vontade do nada. Então vai de momento.

    Mas você pode se desafiar com outras coisas durante o semestre.

    Obrigada pela visita <3

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas