Biblioteca Digital de São Paulo | BSP Digital

Biblioteca pública digital - desenho de uma mão segurando um celular e na tela tem o logo da BSP

Imagine uma biblioteca digital, onde você consegue pegar emprestados ebooks por um site ou aplicativo diretamente do seu celular totalmente de graça. Pois é, isso já existe graças à Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca do Parque Villa Lobos .


Eu tenho muito carinho por esses espaço compartilhado de leitura e descoberta. Foi na biblioteca da cidade onde passei minha adolescência e que eu virei leitora voraz. No ensino médio, meu lugar preferido da escola era a biblioteca, e eu lembro que a bibliotecária era muito legal e até me emprestou um dos livros pessoais dela. Então esses locais foram onde eu fui acolhida e me maravilhei com livros que me ajudaram afugentar os monstros da minha terrível adolescência pobre. 

Chega de sentimentalismo, vamos falar como usar essa incrível ferramenta:

Como Ter Acesso

Se você já tem um cadastro ativo da Biblioteca de São Paulo (BSP) ou da Biblioteca do Parque Villa  Lobos (BVL), você já pode usar esse cadastro para entrar.

Se você não tem, vai precisar criar o cadastro pelo site: Cadastro pela BSP  ou  Cadastro pela BVL

Cadastro é válido para todo o território nacional.

Pode ser usado pelo site no computador ou pelo app gratuito no celular, tanto android como ios, clicando na imagem você será redirecionade à loja de app.

Disponível no Google Play

Como Escolher

O acervo aparece em carrosséis separados por categorias na página inicial ou você pode fazer uma pesquisa no campo de busca. Clicando na capa do livro irá aparecer a sinopse e outras informações da publicação.
Também vão aparecer informações sobre o empréstimo e se estiver disponível vai ter um botão emprestar, se não vai aparecer o botão de Reservar.
Você pode favoritar livros para ficar mais fácil encontrar os que você gostou depois, na versão web (site) tem a opção de fazer listas.


Como Ler

Você consegue ler pelo leitor do próprio app ou pelo leitor do site. Pode escolher a cor de fundo, tamanho e qual fonte, espaçamento.
Também tem a opção de leitura automática, que vai ter uma voz, tipo as de GPS, lendo o texto para você. Mas a plataforma também tem audiobook propriamente ditos.
Você consegue ler mais de um livro por vez. Mas cuidado, pois o prazo de entrega é de 15 dias, após isso o livro sai da sua estante, mas caso não tenha ninguém na fila, aparece a chance de renovar para mais 15 dias.


Reservas

Só é possível reservar dois livros por vez. Quando reservado você consegue ver a estimativa de tempo para esse livro estar disponível na seu app.
Livros famosos tem um fila bem longa, então recomendo usar a reserva para os livros com maior fila, e os outros menos concorridos deixar nos seus favoritos, assim você consegue ficar de olho no que tem interesse sem prejudicar a sua vez na fila daquele livro famosão.


Não tem o livro?

Você pode fazer sugestões de compra de livros que você tem interesse e quando o ebook for adquirido, o app te manda notificação.


Como é o APP?

O aplicativo já teve uns updates desde da primeira vez que eu usei. Navegar pelos títulos está mais fácil pois agora tem sugestões de livros similares. A pesquisa não é tão intuitiva, mas nada que vá te impedir de usar. 

Gosto muito do leitor do app, você consegue personalizar ao seu gosto. Além de ter a contagem de tela para o fim do capítulo e a porcentagem já lida no rodapé. Você consegue destacar e criar notas dentro do ebook. Tem como marcar páginas. E a já citada leitura em voz alta por uma voz de GPS, que é uma coisa que eu acabei descobrindo enquanto escrevo esse post.

Tem métricas sobre sua leitura, mas eu acabo nem usando. 

As notificações e algumas sugestões de compra estão em espanhol, pelo menos aqui no meu celular está assim. É um bug que acredito que em alguma atualização vão consertar. Talvez seja por que a empresa desenvolvedora Odilo é espanhola e já fez aplicativos parecidos para outros países da América do Sul.


Acervo

Tem bastante livro interessante, contemporâneo e famosos. É um catálogo em expansão mas que já tem títulos maravilhosos. Por exemplo, tem bastante do Stephen King e também do Raphael Montes. Tem para vários gostos tipo: Por Lugares Incríveis,  A Seleção, Jogos Vorazes e O Ódio que Você Semeia (aliás, foi um que eu fiz sugestão de compra e agora está disponível).


Incentivo à Leitura

Esse aplicativo é uma maneira de incentivar a leitura mesmo quando as portas da biblioteca precisam ficar fechadas. Se você conhece alguém que tem um celular e vontade de ler, sugira esse app ou mande esse post para ela. E caso conheça outras iniciativas como essa, por favor, escreva nos comentários para continuarmos espalhando boas iniciativas sobre a leitura, pois ela pode mudar vidas e eu sou prova viva disso!


Obrigada por ter lido até o fim, pela visita e boas leituras 💛💙



SP Leituras (odilo.us)

Disponível no Google Play

Você Também Pode Gostar

38 Comentários

  1. Adorei a dica!!! Ainda não conhecia, mas esse acesso é extremamente importante. Vou fazer meu cadastro o quanto antes <3

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leyanne,

      Que mara que vc curtiu a dica!
      Espalhe por ai esse app quanto mais gente usando mais investimento vai ser necessário e isso vai aumentar a quantidade de leitores no Brasil.

      Obrigada pela visita e comentário <3

      Excluir
  2. Olá, Karen.
    Não conhecia e já vou me inscrever. Achei o máximo. E ainda tem gente que insiste em dizer que baixa PDF por falta de opções. Também fui rata de biblioteca, ficava com fome porque passava o intervalo inteiro dentro dela hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,

      Realmente não tem desculpa para continuar nos pdf da vida.
      Bom conhecer mais pessoas que viviam na biblioteca <3

      Espalhe por ai esse app quanto mais gente usando mais investimento vai ser necessário e isso vai aumentar a quantidade de leitores no Brasil.

      Obrigada pela visita e comentário <3

      Excluir
  3. Oi! Vi esta semana a novidade e achei maravilhoso mais esta forma de acesso a leitura para as pessoas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida,

      vc deve ter vido pelo reels da Pam, não é?

      Eu achei uma ótima coincidência ela falar sobre ao mesmo tempo que eu já tava escrevendo sobre.
      Quanto mais gente divulgando, melhor!

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  4. Olá....
    Ainda não conhecia esse projeto e estou aqui fascinada e já pensando em fazer o meu cadastro... Sem dúvida, é uma ótima forma de incentivar a leitura.
    Amei o post!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane o/

      Que bom que eu pude te informar sobre esse projeto e espero que logo vc consiga fazer o cadastro.
      Quanto mais gente divulgando, melhor!

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  5. Ooi
    Amei a dica... Quanto mais pessoas conhecerem melhor, né?! E como futura bibliotecária sei que as bibliotecas digitais são a nova tendência, e a pandemia foi o melhor e maior exemplo disso.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks
    Top comentarista valendo a saga Harry Potter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silviane,

      As bibliotecas digitais são o futuro, mas ainda não dispenso a biblioteca física. Tenho saudades de poder frequentar, nem que seja só pra olhar.

      Isso mesmo, quanto mais gente divulgando, melhor!

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  6. Oi Karen,
    Essa dica vale ouro, pois é uma perfeita solução para a pirataria que tanto atrapalha a indústria dos livros. Não ter dinheiro, não é justificativa para não ler ou ler pdf!
    Ainda mais agora que estão querendo aumentar os impostos, quero só ver a dificuldade para termos acesso aos livros novos.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,

      Espero que isso ajuda a diminuir a pirataria principalmente de nacionais.
      E também espero que isso seja um incentivo para novos leitores ou leitores que estão parados.

      Quanto mais gente divulgando, melhor!

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  7. Olá Karen,
    Eu sou leitora desde criança e as bibliotecas eram minha fonte inesgotável de novas histórias por muitos anos. Hoje em adia não costumo utilizar mais, e agradeço por ter a oportunidade de investir nesse hobby. Mas vou sempre defender os acessos facilitados.
    Vi sobre a biblioteca na última semana mas ainda não tinha tantas informações. Adorei seu post e que sirva de incentivo para tantos outros, sejam leitores ou até mesmo bibliotecas.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Ray o/

      gostoso saber da influência da biblioteca na sua vida.
      É muito importante defender os acessos facilitados.

      Muito feliz por vc ter gostado do post, obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  8. Oi Karen, tudo bem?
    Que dica maravilhosa. Cresci sendo incentivada pela biblioteca da escola e achei incrível que tenham feito uma versão digital da Biblioteca de SP, de modo a atingir mais pessoas. Adorei mesmo!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih,
      Estou bem e espero que você também.

      Bom saber que a biblioteca fez parte da sua história também.

      Que bom que vc adorou o post, obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  9. Oi, Karen. Como vai? Que dica lrgal. Atualmente existem novas maneiras de as pessoas se tornarem leitores com muito mais comodidade do que antigamente. Espero que essa facilidade aumente bastante o número de leitores no Brasil, visto que, a população leitora é muto pequena. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Luciano o/
      Estou bem e espero que você também esteja.

      Também tenho esperança que isso aumente o número de leitores no Brasil.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  10. Oi Karen, tudo bem?

    Achei maravilhosa essa iniciativa da Biblioteca Digital de São Paulo, ainda mais em um momento que o governo pretende aumentar os impostos sobre os livros. Por anos a biblioteca municipal foi o meu porto seguro. Passava tanto tempo no local e acabei me tornando voluntária.

    As pessoas precisam ter mais acesso aos livros, só a educação e cultura podem nos salvar do buraco onde estamos.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Ariane o/
      Tudo bem e espero que contigo também esteja bem.

      Estamos realmente num momento delicado tanto quanto leitores tanto quanto brasileires.
      Achei incrível que vc se tornou voluntária na biblioteca *-*

      Concordo que as pessoas precisam de mais acesso a educação e cultura para melhorar as coisas.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  11. Nossa Karen!

    Eu fiquei APAIXONADA por essa ideia, achei incrível!
    Só não vou usar agora porque estou com duas leituras em andamento e vaaaarios, mas ACHO QUE VALE super, e vou indicar para mais pessoas também ♥

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Pâm o/

      Eu também sou apaixonada por esse projeto!

      Eu já usou, mas sempre intercalando com as o que eu já tenho disponível para ler aqui comigo.

      Espalhe essa ideia o quanto puder e quiser é claro!

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  12. Oi, Karen!
    Vim agradecer a sua visita ao meu blog e o seu comentário numa postagem dele e vim também para conhecer seu blog.
    Eu escrevo e gosto de ler, então, como o seu blog parece focar e falar bastante sobre leitura eu gostei. A primeira impressão que eu tive ao chegar aqui foi de que eu entrei em uma biblioteca. :) O que eu considero algo bom.
    Por eu ser escritora, acredito que é disso que estamos precisando, pessoas que falem sobre e que incentivem a leitura, que inspirem as outras pessoas a ler. Como escritora, eu também faço a minha parte buscando incentivar a leitura por falar sobre livros em minhas publicações na internet.
    Um abraço.
    ~Cartas da Gleize. 💌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose,

      Que maravilhoso que você gostou do blog, obrigada.

      E concordo que é bom ver mais pessoas incentivando a leitura.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  13. Olá,
    Eu estou usando e adorei que dá pra deslizar a tela em modo cheio, fica uma experiência similar a do Kindle. Torcendo pra outras editoras apoiarem a ideia.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Nana o/

      Que ótimo que você já usa, eu também gosto muito e realmente é muito parecido com a usabilidade do kindle.

      Também estou na torcida.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  14. Oi Karen, sua linda, tudo bem?
    Fiquei até emocionada com essa iniciativa. Ontem estava lendo sobre a proposta de acabar com a isenção da contribuição sobre os livros. E agora descubro uma biblioteca aumentando o acesso ao seu acervo. Que lindo! Tomara que se replique. Precisamos mais do que nunca. Obrigada por compartilhar!

    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, sua linda
      eu to bem e espero que você também.

      Realmente é emocionante essa iniciativa. E espero que a gente consiga vencer essa loucura de tentar tirar a isenção dos livros.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  15. Menina achei essa dica incrível! Acredito que para termos um país melhor se começa através dos livros e da educação. Ver iniciativas como essa nos dá esperança de dias melhores. Obrigada por compartilhar!

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey o/

      Que bom que vc curtiu a dica.
      E concordo sobre livros e educação ser uma chance para nosso país melhorar. Eu também sinto esperança vendo essas iniciativas e por isso que quis compartilhar, para espalhar por ai.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  16. Oi!
    Descobri esse aplicativo em janeiro e foi tipo descoberta do milênio!! Os argumentos de ler em PDF foram pro buraco né?

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gio,

      Ai ta uma chance de largar os pdf da vida mesmo.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  17. Meu deus, que dica maravilhosa! Eu não conhecia essa biblioteca, vou me cadastrar e compartilhar com os meus amigos ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Bruna,

      Espero que vc curta bastante o seu cadastro.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  18. Gente, que maneiro! Eu amo quando as bibliotecas tem essas ideias mais moderninhas, pois mostra que estão, sim, acompanhando o progresso e nada é desculpa para dizer que não pode ler. Amei, amei, amei! S2
    Vou até fazer meu cadastro e ver o que tem lá também. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Hanna!

      Eu fico muito feliz em saber que vc amou e vai se cadastrar.
      Também gosto de saber que as bibliotecas estão se adaptando as novidades.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  19. Olá Karen!
    Que maravilha de app :) Nada como ter livros interessantes para ler ;) Eu costumava também procurar no acervo da minha biblioteca local e no Project Gutenberg, mas confesso que ultimamente, raramente o faço por ter ainda bastantes livros para ler. No entanto, a ideia é excelente e um bom incentivo à leitura. Boas leituras! :)

    https://escritosdemartasousa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Marta o/

      Estou curiosa sobre esse Project Gutenberg, vou dar uma pesquisada para matar a curiosidade.
      Você está certa de dar prioridade para os livros que você já tem, eu que sou safada e fico sempre vasculhando esse app atrás de livros legais, sendo que eu ainda tenho um tanto aqui para ser lido.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir

Postagens mais visitadas