Persuasão | Semestre Clássico

Ato de induzir alguém aceitar uma ideia

Último livro dessa saga que durou seis meses inteiros e diversificou minha leitura. Lido em dezembro de 2020 sei que demorei um pouco para postar e esse foi o último dos seis livros do Semestre Clássico

Esse é o segundo livro que eu leio da aclamada e querida de muitas pessoas no mundo, Jane Austen. E já começo dizendo que competir com Orgulho e Preconceito é bem difícil, mesmo que essa obra tenha sido a última escrita por Austen e só foi publicada postumamente.

Vou jogar a real para vocês: o principal motivo que me fez escolher esse título foi o filme A Casa do Lago, com a Sandra Bullock e Keanu Reeves. Na hora que eu tava buscando o último livro desse projeto, eu pensei que poderia ser algo do Kindle Unlimited, e ai eu lembrei desse romancim gostosim e de que o livro favorito da protagonista era Persuasão.

Com uma história mais simples, temos uma história mais lenta e que eu demorei a engrenar na leitura. Mesmo assim a autora, em sua época, inovou escrevendo uma protagonista mais velha em romance, Anne. Os cenários também são tranquilos apesar das curtas viagens que fazemos. Acabamos conhecendo a cidade de Bath, no interior do sudoeste da Inglaterra e Lyme Regis, cidade litorânea inglesa. E tudo meio que tem um cheirinho de maresia.

Por conta de uma pesquisa para saber o que era o bendito Cobb na praia, acabei ficando com vontade de conhecer a cidade de Lyme Regis. Caso a curiosidade também tenha te mordido clique aqui. Sonho conhecer o mundo, viajando por aí, e os livros me atiçam mais para ir, um dia, conhecer vários lugares diferente. Preciso começar a listar.

Mas do que fala esse livro? Eu diria que é sobre arrependimento e ter uma segunda chance. Mas de verdade, a minha sinopse é que a protagonista anos atrás foi persuadida por uma Lady, amiga de sua família, a negar o casamento com o homem que amava por ele ser pobre. Depois de anos ele volta e as coisas já não são como eram antes.

Esse é um romance clássico, um pouco lento e também uma grande oportunidade de perceber os costumes da época, como eram as dinâmicas dos cortejos hoje conhecido como paquera, ou talvez ontem conhecido como paquera, agora nem sei mais o nome, a questão da idade para uma mulher solteira, questão financeira e como a sociedade e família acabavam sendo.

Obrigada pela visita e boas leituras 💛💙

links




Se você gostou do conteúdo pode ajudar comprando pelo meu link da Amazon sem gastar nada a mais você apoia esse cantinho literário a comprar mais livros e criar mais conteúdos. Você também pode ajudar compartilhando e espalhando o amor por livros https://amzn.to/3uIONqw

Caso você seja cliente da Kindle Unlimited, você consegue ler de graça esse livro. Mas se não for você pode assinar clicando por aqui: https://amzn.to/3dRBpJL

Versões gratuitas no Kindle Unlimited 

Você Também Pode Gostar

34 Comentários

  1. Oi Karen, tudo bem?

    Confesso que os livros da Jane Austen não funcionam bem comigo. Não consigo me sentir cativada pela escrita da autora, apesar de gostar muito das adaptações para o cinema das mesmas.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane,

      Eu gosto muito do filme de Orgulho e Preconceito mas não assisti nenhuma outra adaptação.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?
    Teve uma época que eu prometia pra mim mesma que leria Jane Austen, mas meio que larguei essa promessa. Só que bem no fundinho do meu coração essa vontade persiste, então quem sabe um dia, né?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih,

      Eu acho que tudo tem seu tempo, principalmente com livros. Quando e se a hora chegar você vai ler e ver se é algo pra vc.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  3. Oi Karen, sua linda, tudo bem?
    Eu sou suspeita para falar, pois essa é uma das minhas autoras preferidas, adoro todos os seus livros, incluindo esse. Eu li faz muito tempo, mas acho que tem uma carta nele também, sou apaixonada por cartas. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, sua linda
      Eu to bem dentro do possível e espero que vc esteja bem.

      Eu preciso ler mais obras da autora, mas já sou apaixonada por Orgulho e Preconceito.


      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  4. Oi, Karen. Como vai? Particularmente gosto bastsnte de livros clássicos, este aí não seria diferente. Aconselho-te a ler outras obras de Jane Austen, certamente você irá gostar. Um abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano,
      Estou bem dentro do possível e espero que você esteja bem.

      Espero que logo eu tenha oportunidade de ler mais obras da autora.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  5. Apesar de achar os temas abordados por Jane Austen em suas obras muito importantes e dignos de nota, simplesmente não consigo ler seus livros. Não lido bem com os clássicos, haha. Já peguei pra ler Orgulho e Preconceito umas três vezes, e nas três abandonei a leitura. Mas, fico feliz que a leitura de Persuasão tenha sido positiva pra você.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ✩ Participe do Top Comentarista de Abril!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie,

      A leitura não foi tão positiva assim, achei lento. Mas acho que eu não consegui me expressar bem o suficiente na resenha pra deixar isso claro.

      Mas fica ai a dica para eu melhorar a escrita hahahaha

      É bom a gente se conhecer e saber o que não faz o nosso gênero. Mas quem sabe um dia muito distante?! Nunca se sabe.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
    2. Haha, então Karen, eu achei que mesmo o livro tendo sido lento e linear, você tivesse gostado da leitura, pois nem sempre livros lentos são ruins né?! Ás vezes a gente insiste numa leitura arrastada e no fim ela até pode acabar ficando boa.
      Agora, sobre os clássicos, já li alguns nacionais e gostei, mas não sei o que rola com os internacionais, fico sem paciência com o tipo de escrita.
      Beijo!

      Excluir
    3. Vc tem razão nem tudo que é lento e linear é ruim. Esse livro foi algo bem mediano, não foi especial tirando o fato de me fazer querer visitar Lyme. Mas na real, talvez só tenha achado ele tão mediano pelo comparação com Orgulho e Preconceito.

      Eu quero reler alguns nacionais, principalmente Machado de Assis.

      Beijos

      Excluir
  6. Quem nunca leu um clássico por influência de um personagem? hahaha. Eu ainda não li esse, mas li Orgulho e Preconceito e tenho medo de acabar não gostando das outras obras. Acho que tenho um grau de expectativas elevado quando se trata da autora porque eu amei o que eu li dela, então seria péssimo as outras obras não me agradarem.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Leyanne o/

      Então, eu tenho esse mesmo medo, pq a leitura desse livro só reforço esse medinho. A leitura nem foi tão boa e eu acho que tem a ver com a minha expectativas por conta de Orgulho e Preconceito.

      Obrigada Pela visita <3

      Excluir
  7. Oie, tudo bem?
    Recentemente fiz a releitura de Orgulho e Preconceito, sendo este o unico livro da Jane que li, preciso começar a ler os outros tbm... adorei sua resenha!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe,

      Além do livro tem o filme que é maravilhoso.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  8. Olá, tudo bom?
    Eu amo os livros da Austen, sou fã mesmo da autora, e esse livro realmente é mais lento e demora um pouco mais a engrenar. Para mim, este é um dos livros mais melancólicos da autora e acredito que ela escreveu sobre uma personagem 'mais velha' por estar vivendo aquele momento também. Adorei conferir suas impressões e confesso que seu post me deu vontade de rever A casa do lago! rs
    Ótima resenha!
    Beijos
    Polly
    http://www.entrelivrosepersonagens.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Polly
      estou bem e espero que você também.

      Qual outro livro da Austen que você me indicaria?
      Sabe que de falar no filme eu também fiquei com vontade.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  9. Oi!
    Da Jane Austen só li Orgulho e Preconceito e acho que ser fã do filme e de produções que se inspiram na história ajudou muito na experiência, mas eu pretendo ler também Emma da mesma autora!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana,

      Eu amo o filme também. Já assisti algumas vezes e tenho certeza que verei mais algumas futuramente.

      Emma parece ser interessante...


      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  10. Oi Karen,
    Eu comprei a coleção da Jane Austen para fazer o projeto 'um clássico por mês', mas infelizmente não fui pra frente. rs Flopei legal! kkkk
    Não desisti, Persuasão está na minha listinha e na estante prontinho para eu me aventurar, mas é claro que sei que vou ter que ter paciência, vai ser lento lento... rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,

      Acontece que tem momentos que o projeto não vinga, mas acho que tudo tem o momento certo de acontecer. Pra ler clássicos a gente tem que ter mais disposição do que o contemporâneos, se não rola.

      Espero não ter te desmotivado.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  11. Gosto demais de Jane Austen, ainda não li "Persuasão", mas ele está em minha lista, espero ler em breve. Gostei demais do seu blog e irei visitá-lo sempre agora.

    Abraço

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Gustavo,

      que bom que vc curtiu o blog e que vai voltar. Logo mais, passo lá no seu.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  12. Oi! Eu nunca li nada da Jane Austen e pretendo começar por Orgulho e Preconceito. Espero que a linguagem mais rebuscada não me incomode e se gostar, pretendo ler também Persuasão. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida,

      por ser um livro já em domínio público tem muitas versões diferentes, então vc pode encontrar uma mais atualizada e que seja mais compatível com o seu gosto.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  13. Eu tentei ler Orgulho e Preconceito uma vez, mas não rolou. Entendo que é um clássico fantástico para o mundo, especialmente por quem escreveu e pela época em que foi lançado. Mas não foi uma leitura que funcionou para mim, infelizmente. Quando peguei ele para ler, também peguei o Persuasão para ler em seguida, mas como não rolou, passei os dois adiante. Que bom que funcionou para você, que foi uma boa forma de fechar seu projeto e que tenha sido um sucesso no final. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Hanna o/

      O que me motivou ler o livro foi o filme e até li com o pé atrás achando que não ia gostar, e acontece que para minha surpresa eu gostei muito. Mas entendo não gostar e não é bom mesmo ficar se esforçando para ler o que não te agrada.
      A vida é muito curta pra ler livro que a gente não gosta.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  14. Eu adoro os livros da Jane Austen, sua escrita é maravilhosa para o contexto da época e me deixa bastante encantada. Adorei sua resenha e o projeto de ler clássicos, muito legal a iniciativa ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Obrigada pelo comentário e pela visita
      Volte sempre <3

      Excluir
  15. Para dizer que ainda não li nada da Jane Austen, comecei a ler no ano passado o livro Emma, mas como é um livro um pouco grandinho acabei passando alguns livros na frente. Porém, gostei da forma de escrita da autora. E certamente lerei mais livros dela, mas pela sua resenha acho que Persuasão não será um dos primeiros da lista. kkk

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey o/

      Tenho curiosidade por Emma, pois parece ser um livro bem irônico e deboxado.
      Acho que Persuasão não é uma boa escolha para começar mesmo hahaha

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir
  16. Olá Karen!
    Já li este livro e gostei muito <3 Também fiquei um pouco curiosa dos locais visitados, mas confesso que adoro histórias de redenção das personagens, por isso, só poderia adorar este livro :)
    Boas leituras ;)
    https://escritosdemartasousa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta,

      Gostei desse olhar sobre a história de redenção, e vendo por esse ângulo faz mais sentido o livro ter uma narrativa mais lenta pra mim.

      Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Excluir

Postagens mais visitadas