Orgulho e Preconceito | Semestre Clássico

Semestre Clássico
O livro do mês de agosto foi esse super clássico, escrito por uma mulher que revolucionou usando de humor irônico e ácido para escrever sobre a sociedade e suas peculiares personagens.


Devo admitir que todo o projeto do semestre clássico se iniciou pela vontade de reler essa obra e também conhecer mais de Jane Austen. Mas tive mais influências além dessas.

Comecei lendo uma versão bilíngue, onde tem um capítulo em inglês e em seguida o mesmo em português. O primeiro capítulo foi que foi, apesar de lento. Porém quanto mais eu lia menos avançava, principalmente lendo no transporte público. A leitura foi se tornando cansativa e perdendo o sentido, logo não tava entendo nada, talvez por cansaço ou talvez por falta de vocabulário.

Minha primeira tentativa de ler um livro na língua da Rainha não foi boa. Então larguei mão e comecei ler tudo de novo em Português em outra edição.


Foi através do filme de 2005 o qual eu já perdi as contas de quantas vezes eu assisti que descobri a existência de tal história. Fazia mais de 5 anos desda minha primeira leitura e foi bom reencontrar a destemida Lizzy e orgulhoso Mrs. Darcy. Não sou fã de romances, mas esse tem o meu coração. Ele me faz compartilhar dos sentimentos da protagonista e mesmo sabendo o que vai acontecer, eu consigo imergir pra dentro desse amor que acontece no meio de tanto orgulho e preconceito.


Pela ótica de uma moça corajosa, a narrativa fala sobre as convenções sociais da época, mas também as critica. Com a escrita sagaz, com ótimas tiradas que Lizzy, os eventos acontecem de forma intrincada, um complementando o outro e se encaixando sem parecer conveniente ou forçado. Gosto de saber que esse texto foi obra de uma mulher que viveu há muito tempo e que parece tão atual mesmo agora depois de mais de 100 anos.

O livro te faz sentir, muitos tipos de sentimentos diferentes de raiva e vergonha alheia à amor e ternura. Recomendo a leitura!


Por ser uma obra de domínio público, ou seja, não possuim direitos autorais, é fácil achar em várias edições por ai, por preços diversos. É comum de se ter em bibliotecas, sebos e em preços camaradas em edições de bolso em livrarias. É possível baixar de maneira legal a obra no idioma original, inglês, e no espanhol nesse link http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=191






Ambos os livros estão disponíveis no Kindle Unlimited: https://amzn.to/3mCDwVl

Você Também Pode Gostar

4 Comentários

  1. Olá, Karen.
    Eu também conheci a história pelo filme que amo e toda vez que vejo que está passando, assisto hehe. E Gostei do livro, principalmente por causa do final ser mais extenso do que do filme, mas confesso que prefiro o filme hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!

      Eu gosto dos dois, acho o livro mais longo e mais lento, mas eu sei que é bem mais fácil consumir o filme. Não consigo escolher. Mas entendo preferir o filme.

      Obrigada pela Visita <3

      Excluir
  2. Oi, Karen!

    Não cheguei a conferir o livro, mas adoro o filme, é muito bom de assistir e marca bastante <3

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      Todo mundo que assistiu, gosta desse filme.

      Obrigada pela Visita <3

      Excluir

Postagens mais visitadas