Vale a pena ler de novo

Releitura


Tudo que eu estou precisando é de uma leitura exatamente igual aquela que eu fiz há um tempão ou talvez só quero encontrar a pessoa que eu era quando eu li aquele livro e conversar um pouco através das páginas.

Nunca fui de repetir livro que nem eu repito animações longa metragem desde sempre. Quando eu era pequena a gente alugava fitas VHS nas extintas locadoras, tinha que rebobinar para poder reassistir, mas mesmo assim eu fazia e ainda faço, só que agora nos streaming da vida ai. Eu tenho meus filmes favoritos para os quais eu sempre volto, mas por que não fazer isso com livros?

Na minha formação de leitora, as leituras eram feitas só por empréstimos, da biblioteca ou de colegas de sala de aula, então não tinha nem tempo nem oportunidade de repetir a dose. Hoje eu tenho alguns livros, e o kindle me ajudou a conquistar ainda mais títulos, agora eu tenho condições de fazer algumas releituras. Comprei umas coisas que eu já li, mas ainda são poucos, por que eu dou preferência para gastar meu mísero dinheirinho em novidades.

 Sei que um outro tipo de mídia ia ser mais fácil de consumir esse tipo de conteúdo, mas trabalhamos com o que temos e hoje é esse blog. Mas uma boa pergunta sobre isso é o quanto desse tipo de conteúdo temos em podcasts? Eu pelo menos não conheço muitos podcasts literários, e os que eu conheço geralmente falam sobre livros específicos, então você tem que ter já lido o livro para ouvir o episódio. Caso você conheça um podcast literário com uma estrutura diferente, deixe nos comentários, por favor.

Voltando ao assunto principal desse post, depois dessa divagação e desse conceito por trás do meu hábito de leitura sem repeteco, venho contar porque eu acredito que reler faça bem. É um teste de memória, não são só sobre o plot, mas também sobre o que você tava fazendo na época que leu esse livro da última vez. Comparar também seus pensamentos atuais e passados sobre o enredo e seu envolvimento com as personagens. Acho que toda essa comparação e jogo da memória é uma boa ferramenta de auto conhecimento. Você pode ver como esse livro já não é o mesmo por que olhos que os leem mudaram. E quero poder ler de novo coisas que me fizeram muito bem, reviver aquele sentimento de aconchego.

Quantos títulos você já releu? Quantos quer reler? Qual livro te traz conforto? To precisando daqueles livros "pantufa de coração": confortável e que aquece. A vida não tem sido muito gentil.

Era pra ser uma lista esse post, mas vai ficar para o próximo.

Obrigada pela visita e boas leituras 💛💙

Você Também Pode Gostar

16 Comentários

  1. Olá :) Eu costumava reler muitas vezes os meus livros quando era adolescente, na biblioteca da minha cidade não tinha títulos que me interessassem e nem tinha muitos amigos que gostassem de ler o mesmo que eu... Agora estou a reler um livro dessa altura, já tenho o livro por 17 anos, e é incrível como parece que estou a ver coisas que nunca vi antes no livro! :) Sobre o podcast tem um que é sobre escrita e não bem sobre livros que eu gosto muito: Gente que Escreve. boas leituras :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta,

      Fiquei curiosa para saber qual é esse livro que você tem há 17 anos.

      Muito obrigada pela dica de Podcast, como futuramente eu quero escrever eu gosto de consumir esse tipo de conteúdo. Já estou colocando na minha lista de reprodução

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
    2. Só vi agora a resposta :) O livro que tenho e que adorei reler é «O Diário de um Mago» recomendo mesmo <3
      Ainda bem que gostou :)

      Excluir
    3. Eu li esse livro bem no início da minha adolescência. Vou conhecendo melhor o seu gosto literário.

      E eu comecei ouvir o podcast e gostei bastante.

      Obrigada por voltar e me responder de novo. <3

      Excluir
  2. Alguns livros eu tenho medo de reler e ter uma opinião diferente por ter adorado anos atrás e não ser mais meu estilo de leitura. Outros eu preciso reler para ver se a leitura funciona numa segunda tentativa haha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Leyanne,

      Eu até tenho esse medo, mas to lutando contra ele pra ver o que mudou em mim. Mas tem uns livros que eu tenho certeza que não resistiriam à uma releitura.

      Depois me conta se as releituras deram certo ;)

      obrigada pela visita <3

      Excluir
  3. Oi, Karen. Como vai? Eu particularmente adoro releituras. Quando um livro é marcante, certamente vale a pena ler de novo, não é mesmo? Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano
      Espero que vc esteja bem.

      Obrigada pela visita e boas releituras <3

      Excluir
  4. Olá, Karen.
    Eu sempre releio os livros da Agatha Christie, que são meus favoritos. E volta e meio releio outros que gostei muito também. Mas hoje em dia ainda releio bem menos do que na época de adolescente que lia e relia o mesmo livro por falta de opção na biblioteca hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!

      Eu só li um livro da Agatha Christie mas tenho impressão de que eu gosto da escrita dela o suficiente para ler muito mais.

      Conheço pessoas que também repetiram muito os livros favoritos por não ter opção de biblioteca.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  5. Oi Karen,
    Bate mesmo aquele aperto no coração: queria reler meu livro favorito como se fosse a primeira vez... Releituras dão um quentinho sim, mas como a primeira vez é única!
    O livro que mais reli na vida é Harry Potter e, uma vez por ano desde 2014, eu releio "As Batidas Perdidas do Coração" da Bianca Briones, foi o livro que me ajudou a superar a morte do meu pai e ele ainda continua me ajudando.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alesssandra!

      Acho que você não está sozinha no clube de quem releu várias vezes Harry Potter, conheço amigos que sempre fazem isso.

      Esses livros que são especiais e que nos ajudam nessas horas que a gente mais precisam são especiais e precisam ser relido mesmo.

      Muito obrigada por me contar sobre seu livro de releitura e pela visita <3

      Excluir
  6. Olá,
    Eu adoro fazer releituras, elas fazem parte da leitora que há em mim. Também iniciei com empréstimos e não fazia tanto. Quando comecei a comprar meus livros, ainda com poucas opções, acabava relendo os que gostava muito. Com mais livros, o tempo para releituras foi diminuindo, se resumindo aos livros de séries que já não me lembrava bem. Hoje, tenho voltado a investir nelas, nos favoritos e nos que quero resenhar no blog, mas o tempo é realmente um problema.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray,

      Eu to aprendendo o valor das releituras agora.
      Mas quero muito reler uns favoritos, mas o tempo e também a ansiedade são obstáculos para releitura.

      Obrigada pela visita e comentário <3

      Excluir
  7. livros "pantufa de coração" <3.
    Eu sempre penso em como seria bom reler para comer, amar e rezar.
    Em um ponto na casa dos 20 e tantos esse livro me fez pensar muito sobre redefinições, reconstruir. Acho que causou um puta reflexo de como mudanças mesmo que doloridas podem ser positivas. Apenas um sonho de conhecer um boy enquanto como massa na Itália? talvez.

    Mas acho que também tem muito a parada de redescobrir pessoas dentro da gente que a gente perde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacquelinda <3

      Pantufas de coração são muito necessárias, pelo menos pra mim :)

      Já me indicaram assistir esse filme, mas acho que o livro é uma pedida.
      Adoro essas jornadas de autoconhecimento e um sonho meu, como vc sabe, é um dia fazer uma jornada assim.

      Vou incluir esse livro na lista e sugiro que vc planeje essa releitura, faz bem encontrar uma história dessas.

      Obrigada pela visita, sua linda <3

      Excluir

Postagens mais visitadas