Jane Eyre | Semestre Clássico

Arte: moça com chapéu antigo com uma pintura de Van Gogh de céu claro com nuvem e mato . Escrito grande as palavras Jane Eyre

Nem sei bem por onde começar, talvez pela trilha que me levou a esse livro. Segue o fio invisível que me atou à ele  perdoe-me a citação de Taylor Swift, essa é a minha música preferida do álbum Folklore. Clica no link para ouvir a música https://youtu.be/OuFnpmGwg5k

Um livro favoritado acabou de me levar à outro, louco a vida não é?!  A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata é um livro epistolar, por cartas, e cheio de referências literárias. A personagem principal é uma escritora e o seu primeiro livro foi uma biografia das irmãs Brontë, autoras que ela admira muito, fiquei instigada por isso. Aí veio o projeto Semestre Clássico, li Orgulho e Preconceito que me levou ao Morro dos Ventos Uivantes que me deixou no nosso destino final: Jane Eyre.

Oh nomezinho difícil de se falar. Tenho que admitir que precisei ouvir a voz do Google tanto em inglês com em Pt-Br para saber como se diz o nome de um jeito que as pessoas entendam que eu to tentando pronunciar o título e não tendo um troço. Fico insegura com esses nomes e toda vez que eu ia comentar com alguém que eu tava lendo esse livro ou eu engasgava ou gaguejava ou ambos,

Essa é biografia ficcional de uma menina órfã, que tem um começo que certamente inspirou, de alguma maneira, o começo de vida do bruxinho do raio na testa. Temos a história de uma mulher que é resiliente, que vai se fortalecendo, e não apesar e sim por conta das adversidades. Eu consegui ver, mesmo com todos esses anos nos separando, estilhaços pequenos da sua alma em mim e às vezes até reflexos.

Charlotte Brontë me envolveu em sua história de um jeito majestoso que sua irmã, Emily Brontë, apesar de ter tentado antes, com O Morro dos Ventos Uivantes, não teve tanto êxito como ela. O estilo gótico aparentemente é uma preferência minha, assim como o estudo de personagem, usando como modelo uma mulher como Jane. 

Fiz muitas anotações durante toda a minha leitura, o livro que mais anotei até hoje. Minhas notas geralmente foram reagindo não apenas a escrita que me agradou, o que devo dar crédito também a tradução, mas também refletindo aos acontecimentos da vida dessa garota que a gente logo ver virar uma mulher forte.

Fiquei bem envolvida na história.  E a quantidade de páginas foi mais um alívio do que eu fardo, mesmo sendo um calhamaço. Por 20 dias essa foi minha "novela". Apesar de ter romance, acredito que essa história aqui é da Jane e o romance tem boa parte nesse enredo, mas porque faz parte da Jane.

Tem uns pouquíssimos detalhes que gostaria que fossem diferentes, mas sei que tudo isso tem muito da época. Em contrapartida a independência da Jane, em vários aspectos, é vanguardista e parece ser uma vó do nosso feminismo atual.

Se você gosta de uma história mais realista e um bom clássico inglês escrito por uma mulher menos romântica do que Jane Austen, essa é uma ótima indicação para você.

links



Caso você seja cliente da Kindle Unlimited, você consegue ler de graça esse livro. Mas se não for você pode assinar clicando por aqui https://amzn.to/2KYua8c

Você Também Pode Gostar

6 Comentários

  1. Oi, Karen. Como vai? Me parece uma obra muito boa não é mesmo! Que bom que a leitura lhe agradou. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, estou bem e espero que vc também.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  2. Olá,
    Está aí mais um clássico que sou doida pra ler, mas acabo desanimando com as resenhas e o povo do meu Skoob abandonando adoidado haha
    A construção da protagonista parece ótima. Ainda darei uma chance sim.
    Sucesso no seu projeto em 2021!

    Feliz 2021!
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!

      Antes de ler esse livro eu não vi resenha de ninguém, mal sabia o enredo. E foi uma boa surpresa.

      Espero que uma hora vc dê uma chance para esse livro e que goste.

      Obrigada pela visita <3 e Feliz 2021

      Excluir
  3. Oi, Karen!

    Confesso que não é muito o meu estilo de leitura, mas todos falam super bem sobre Jane Eyre, então fico na curiosidade!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      Espero que um dia vc mate essa curiosidade!

      obrigada pela visita <3

      Excluir

Postagens mais visitadas