Apuração da Maratona Literária | #MLI2020 #BKTBN

Resultado das leituras da Maratona literária de inverno 2020
 
Experiência
Demorei para enteder a dinâmica e como era a realmente a Maratona. Não consegui acompanhar os sprints pelo Twitter. O que eu consegui fazer foi assistir as lives e "ler junto" com a galera, mas também nem consegui assistir todas, mas as que eu assisti gostei muito dos papos, das interações entre os booktubers e entre eles e nós. 

As risadas, as fofocas literárias, os assuntos sérios, as indicações de livros... tudo isso foi muito diferente do que eu esperava e acho que foi até melhor.

Qual foi o resultado?
Os desafios me fizeram sair da zona de conforto e foi bem divertido tentar achar livros que encaixassem em vários desafios ao mesmo tempo.

Minha TBR foi composta por 6 títulos, mas eu sabia que se eu lesse 4 já estava bom, 5 seria ótimo e 6 perfeito. Como perfeição não existe, 6 era uma utopia, originalmente queria só 5 mas fiquei feliz que tinha achado um livro que se encaixava em mais desafios.

Foram lidos 5 de 6 livros, 975 páginas, 13 de 28 desafios compridos. A Maratona foi um sucesso!

Para ler a sinopse clique nos títulos ou nos banners no fim da postagem e você vai ser redirecionado à Amazon. Clicando no nome do canal citado abrirá em uma outra aba o vídeo sobre o desafio.

Coletânea Afrofuturismo
7 Autores diferentes - Livro Digital / Unlimited - 68 páginas

Primeiro livro que terminei, bem curtinho e saindo da minha zona de conforto pois eu não sou muito de ler contos e isso já faz parte do desafio do Livraria em Casa, que é ler um gênero que não leio muito, nesse caso contos de Afrofuturismo que também já cumpri outro desafio que é do Um Bookaholic, ler Fantasia de Autor(a) Negro(a).

Meu conto favorito foi "O futuro negro" que sinceramente podia virar um livro de umas 300 páginas e eu leria fácil. Outro que achei maravilhoso foi o "Omara Omnira" que fechou muito bem a curadoria de contos. 
Acho importante ler autores não brancos e diversificar nossa leitura para amplificar nossa visão de mundo e desatar amarras de preconceitos e dos pensamentos dos outros, para criar o nosso próprio. 


Pollyanna
Eleanor H. Porter - Livro Físico - 191 páginas

Único livro físico da TBR, lembro que a primeira vez que eu li esse livro foi emprestado da biblioteca onde eu frequentava bastante, essa releitura é de uma história que foi muito importante na minha infância, isso já um desafio do Vá Ler um Livro - de Reler um livro da infância. E com uma criança tão contagiante e que consegue olhar pra vida através de prismas, esse é um daqueles livros pra aquecer o coração que é foi o desafio da Samanta Belleti.

Com essa releitura eu percebi como as coisas mudaram desda primeira vez que li essa história, o quanto eu cresci como leitora e também como pessoa. Engraçado como história parece mais rápida e simples hoje.


Flores para Algernon
Daniel Keyes - Livro Digital - 288 páginas
Daqueles livros que você quer que todo mundo leia. Fala sobre nossa condição humana, mas também sobre o afeto, sobre como as pessoas com deficiências metais são tratadas, como a memória faz parte do nosso desenvolvimento.

 Patrícia Lima  deu o desafio de ler um suspeito a favoritado e esse além de cumprir esse desafio, ele realmente entrou no meu coração. Quase todos da minha TBR são e-books, então também cumpri um desafio da Kabook. E depois eu percebi que esse livro também contempla o desafio da Beatriz Paludetto por ser uma história que tem se relaciona com transtornos mentais.


Sempre Estive Aqui
Amanda Or - Livro Digital - 290 páginas

Livro nacional escrito por mulher que cumpre o desafio da Chiclete Violeta e de editora pequena. Um romance, não sou grande apreciador desse gênero mas eu gostei. Demorou para a história me fisgar, isso só foi acontecer no meio do livro e eu já estava muito desanimada com plot e ai veio a virada que me prendeu. Temos personagens LGBTQI+ e uma personagem Bi sendo parte do casal protagonista e isso encaixa dois desafios: Chá de Prosa - LGBT Nacional - Leo Oliveira - LGBT lançado nos últimos 4 anos


Capeta-Caolho contra a Besta-fera
 Everaldo Rodrigues - Livro Digital / Unlimited - 138 páginas 

Livro que eu me interessei pelo vídeo de desafio da Tatiane Duares - Livro independente ou Editora Pequena e já alcança o da All About That Book - Recomendação de um Booktuber e o da B de Barbárie - Autor Latino Americano.

Livro de fantasia regional, que tem como foco o nordeste brasileiro. O enredo tem como plano de fundo uma cidade minúscula no meio da catinga e que vamos ter o confronto de um Lobisomem e um Cangaceiro arretado. A escrita é bem específica e diferente, daquelas que só um brasileiro vai conseguir fazer.

O que ficou para trásFim da Infância
Arthur C. Clarke - Livro Digital - 320 páginas 

Sendo o maior livro da lista esse foi deixado por último e não foi lido. Os desafios eram Café com o Dan - Ficção Científica + All About That Book - Recomendação de um Booktuber

Os títulos Hypados
O famoso livro da Galinha que a Thais do Pronome Interrogativo citou durante uma live e foi muito engraçado mas também interessante foi o Flora Hen: Uma fábula de amor e esperança.

E foi muito falado nas lives do bendito livro Sete Maridos de Evelyn Hugo que eu já tinha vontade, mas agora estou subindo pela paredes para ler 


Obrigada por ter lido e até a próxima <3

links
Comprando pelos links aqui colocados você ajuda esse cantinho literário a se manter na internet.

Você Também Pode Gostar

6 Comentários

  1. Oi, Karen!

    É sempre bacana mesmo sair às vezes da zona de conforto e se aventurar por livros de outros gêneros, podemos nos surpreender bastante!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei, a próxima maratona que quero participar!
    Beijos,
    Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,

      Tem maratona de verão, vamos participar juntas.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  3. Você leu bastante!! Eu não participei por medo de flopar, mas amei acompanhar.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leyanne!

      Eu realmente me surpreendi, mas o floop também faz parte. Acho que para gente evitar a sensação de floop é fazendo uma TBR menor ou escolher conforme a vem a vontade.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir

Postagens mais visitadas