O Peso da Pássaro morto

Com um texto híbrido que mescla muito bem a poesia com um tanto de prosa a autora nacional, Aline Bei, nos conta como foi a história de vida de uma mulher, mas que podia ser qualquer uma de nós. Esse livro já entrou na minha lista de favoritos.

Com poucas páginas eu já tinha o rosto molhado de lágrimas e quando as sequei, foi inútil, já que eu continuei lendo e as gotinhas d'água teimavam em cair dos meus olhos. Sou daquelas que prende as lágrimas numa prisão perpétua e não as deixa sair nem pra tomar um pouco de sol, mas os sentimentos que esse livro, logo de cara me fez sentir, afrouxou as paredes aprisionantes e as lágrimas que já tinham cumprido as suas sentenças e sairam.

Me permiti sentir dor. Reconheci um pedacinho da minha vida no meio dessas páginas e sei que tem mais pedacinhos de mais mulheres ali dentro. É um livro sobre ser mulher, sobre ser mãe mas também filha e também sobre não ser muitas coisas. Não foi feito para ser lido e sim sentido.

É um livro que releria e mais de uma vez, daqueles que a gente sabe que doi, mas precisa, mas também faz sorrir por cumplicidade e pelos pequenos detalhes. Mostra de que a vida não é perfeita. Devo mencionar que é uma história dolorosa e que esse livro possui assuntos sensíveis como abuso sexual e morte. Caso tenha dúvida sobre possíveis gatilhos, você pode me perguntar pelas redes sociais ou até mesmo por email.

É gostoso saber que esse livro é vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura de 2018, na categoria Melhor Romance de Autor com Menos de 40 anos, é bom saber que a gente não vai acabar perdendo nenhuma fagulha ou migalha no meio das traduções, por mais boas, artisticas e bem trabalhas que sejam. É uma boa sensação observar uma obra do jeito que foi concebida, mais próxima de pura, mais próxima do que foi o pensamento do autor. 

Você conhece mais algum livro assim também? Me indiquem por favor!

Obrigada por ter lido <3

Links
Você pode ler de graça esse título pelo Kindle Unlimited, você tem 30 dias de teste grátis e depois disso a assinatura sai por R$19,90.
Comprando o e-book ou edição física pelo nosso link você nos apoia sem gastar nada a mais por isso.

Você Também Pode Gostar

4 Comentários

  1. Gente senti uma imensidão pelo seu texto.
    Pelo que você colocou, você acha que esse livro te ajudou a alterar sua percepção como filha?

    Senti que são aqueles livros que a gente sabe que vai doer porém a curiosidade faz com que a gente leia.
    E conseguiu abordar sem spoiler, ja que ficou bem em aberto sobre para qual personagem a questao se destina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma imensidão.
      Sobre a minha percepção sobre filha, eu acho que me mostrou que nem sempre ser mãe significa criar um laço.

      É livro de chorar, daqueles que vc vai contar pra alguém e olho ta se afogando.

      Obrigada <3

      Excluir
  2. Amei esse texto! Gostei do aviso sobre os gatilhos, importante saber. A delicadeza do livro parece combinar com a delicadeza do seu texto. Ou ao contrário.

    Má Lazzeri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela ajuda com o aviso sobre os gatilhos, eu não desenvolvi também como a suas ideias, mas me deu ideias para ir criando maneiras de alertar sobre gatilhos sem estragar a experiência.

      Obrigada <3

      Excluir

Postagens mais visitadas