Minha experiência com o Kindle


Foto com uma mão segurando um e-reader Kindle com o céu de fundo.
Hoje sou uma leitora diferente do que eu já fui e muitas foram as forças que me levaram para essa mudança, uma das mais fortes foi um e-reader.

A primeira vez que ouvi falar de um e-reader foi pela boca do Felipe no primeiro mês do nosso namoro, em 2015. Achei desnecessária a ideia, isso sem ter visto nem por imagem.
2016, vindo morar na região metropolitana de São Paulo comecei ver, no transporte público, os negocinhos de ler e já não era uma ideia tão esquisita.  
Já em 2017 numa reunião de amigos, dois deles tinham e conversamos sobre, e eu fiquei com muita vontade de ter um. No mesmo ano foi liberado um saque dos FGTS inativos, dinheiro inesperado, paguei as dívidas e me dei de presente um Kindle Paperwhite 3 (7ª geração).

Contém desenho de uma mão com o polegar para cima e escrito "Vantagens"
Por ser pequeno, fino e leve comecei levar para todo canto, então qualquer momentinho livre que aparece dá para ler. Ele nunca me deixou na mão, porque a bateria desse negócio é porreta! Já durou, numa época que eu tava lendo pouco, mais de um mês inteiro, sem carregar. Por esses motivos comecei ler no metro, já no ônibus me dá pirapaque. Eu comecei aproveitar mais essa eternidade de tempo que eu levava dentro do transporte público, que além de cansativo é um fator agravante para minha ansiedade e agorafobia.

Por conta da tela ser diferente, parecer papel, sem aquele reflexo e brilho chato das outras telas, dá para ler por muito tempo. Isso somado com a luz embutida, que eu consigo controlar, eu consigo ler de madrugada, sem incomodar o Felipe e isso faz diferença quando a gente divide quarto com alguém. Já virei noites com o meu Kindle.

Eu consigo controlar meu ritmo com tempo estimado de leitura para o fim do capítulo e a porcentagem, assim eu consigo fazer umas contas mais fáceis de quando eu vou terminar o livro ou se começo um novo capítulo antes da hora do almoço acabar ou o sono chegar. Isso ou me faz ler mais ou me freia quando eu preciso fazer outras coisas, tipo dormir.

Comecei a anotar meus pensamentos e insights sobre os livros que eu estou lendo no bloco de notas. Minha memória não é muito boa e isso me ajudar a digerir melhor. Então grifar frases e fazer anotações foi um hábito novo. Quem leu muito livro de biblioteca e emprestado sabe que não é uma opção fazer isso nas folhas, ainda mais que dá dozinha. 
Falando de memória, descobri uma super utilidade para a busca dentro do e-book, lembrar quem é esse personagem ou coisa, você pesquisa e pode ver todas as vezes que essa palavra foi citada e provavelmente a primeira já vai te dar um refresco na memória.

Uma das minhas coisas preferidas em ler no Kindle são os dicionários embutidos. Meu coração derrete em pensar nisso, principalmente para ler coisas que tem muitas palavras fora do meu vocabulário, tipo Senhor dos Anéis e o lance com descrições geográficas. Além disso, tem busca no Wikipédia e tradução, espero que isso me ajude com o livro em inglês que eu estou desejando ler. Dá para personalizar a fonte, o tamanho dela e os espaçamentos. Um dia, no metro, vi uma moça que o tamanho da fonte era tão grande que cabia uma dúzia de palavras por tela e até a galera do fundo do vagão conseguir ver hahahaha.

Minha forma de consumir livros mudou bastante. Comprei pouquíssimo livros físicos, e na real digitais também. Tenho pego os e-books gratuitos que a editoras estão disponibilizando nessa época de Corona Vírus, você pode ver os 100 mais baixados de graça clicando aqui, e entre eles tem livros no domínio público gratuitos também. Mas se você tem um pouco mais de dindim para investir pode assinar o netflix dos livros, o Unlimited, com uma mensalidade menor que o preço de um livro, dá para ler ilimitado dentro do catálogo disponível. 

Se a vontade for maior e o dinheiro acompanhar, dá para obter amostras grátis do livro que você quer ler, que nem a gente faz nas livrarias físicas e saber se aquele desejado título vale o investimento. Assim que você compra ou baixa um livro gratuito, o livro já baixa direto no seu kindle, em poucos segundos, sem a espera dos correios. A conectividade do Kindle vai além da loja. Você consegue mandar por email ebooks e até pdf para o seu kindle. Dá até para manter sua leitura conectada em outros dispositivos que tenha o App da Amazon gratuito para leitura, como celular, tablet e computadores.

Contém desenho de uma mão com o dedão para baixo e escrito "Desvantagens"
É claro que temos desvantagens, nada é pleno, nenhuma troca vem sem perdas, não é mesmo?!

Quem é apegado com o papel, o cheiro, o peso, a troca de páginas, folhear, acumular na estante, fazer coleção... não vai ser uma transição fácil e tranquila. É uma experiência diferente de leitura, não vai ser igual ao livro e isso não desmerece, mas pode ser um fator a ser levado em conta. Você está pronto para fazer algo novo?

Para quem está acostumado com a estimativa imagética, olhar pro livro e saber que lá vem um calhamaço ou de ver pela grossura das páginas seguintes quanto resta, é uma coisa que para mim faz falta, mesmo com a porcentagem. Ficar medindo o quanto já leu e quanto vai ser lido pela grossura das folhas unidas, isso é uma mania, talvez por ser ansiosa. 

Não gosto de ver imagens pelo kindle. Livros com mapas, tipo Senhor dos Anéis, ou com fotografias como a série das Crianças Peculiares, não são tão confortáveis ou legais de ler como no livro físico. Eu tentei ler uma HQ e só consegui ficar cansada, tem que ficar dando zoom e arrastando a imagem para ler os balões de diálogo por conta do tamanho da tela, acabei perdendo o tesão de ler. Fãs de Histórias em Quadrinhos, eu não recomendo o kindle para vocês por conta disso.
 
E a maior desvantagem, na minha humilde opinião, é o preço. Você vai gastar com o E-reader e ainda vai ter que gastar comprando títulos mais recentes e/ou assinando um Unlimited. Não é um produto acessível financeiramente.

Contém desenho de uma mão segurando um lápis e escrito "Recomendação"
Se você tem um dinheiro para investir e sabe como um bichinho desse vai te ajudar na vida, vá em frente e compre um, ciente de que esse vai ser um novo modo de ler e que tem de estar de coraçãozinho aberto para a novidade. É uma opção mais ecológica e que polpa espaço, você pode levar sua biblioteca onde quer que você vá, tipo a Bolsinha da Hermione em Relíquias da Morte, mas que tem seu preço por isso. 

Então é para quem...
...lê no transporte público;
...quer diminuir o peso dos livros;
...quer economizar espaço;
...quer estudar, rabiscar livros e coisas do tipo, de maneira mais ecológica;
...acha que isso vai otimizar a leitura;
...quer tentar algo novo.

Contém desenho de uma mão com uma varinha mágica e escrito "Truques"

Usar como pendrive: Na hora do aperto que você só tem o kindle por perto e precisa salvar algo para levar consigo, tendo um cabo usb, conectando ao computador e ai é só colocar o que você quiser na memória do kindle.

Resetar o tempo de leitura: pode acontecer do tempo ficar bagunçado, caso aconteça vá na lupa, que fica na barra superior, e escreva  ;ReadingTimeReset , clique para pesquisar no e-book que está lendo e clique na setinha para voltar para sua leitura. Nem sempre funciona comigo, mas quando funciona é no próximo capítulo que acontece o reajuste. Caso você queira mais detalhes, está aqui o Tutorial do TechTudo.

Print: louco isso né, você clica em duas pontas transversais na tela ao mesmo tempo e tira um print, como eu não sei explicar melhor fica aqui um outro Tutorial do TechTudo.


Me conta se você tem um e-reader, quer ter um ou prefere continuar nos livros físicos.

Obrigada por te lido até aqui!


Contém desenho de linhas mágicas envolvendo uma mão com a palma voltada para cima. Em seguida, escrito "Links"

Caso bateu um interesse, você pode comprar pelo nosso link e não paga nada a mais por isso além nos ajuda manter o blog:
Kindle 10ª geração com iluminação embutida 4GB - o basicão: https://amzn.to/2L9ak6T
Kindle Paperwhite 8GB - com mais espaço e à prova d'água https://amzn.to/3duB11N
Kindle Paperwhite 32GB - muito mais espaço e à prova d'água https://amzn.to/2Ld3uwY
Kindle Oasis 8GB - Um LUXO https://amzn.to/3dpLWdb
Kindle Oasis 32GB - Extra LUXO https://amzn.to/36tRDVb


Você Também Pode Gostar

0 Comentários

Postagens mais visitadas